- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

A UFPR divulgou o resultado do Vestibular 2015/2016, nesta sexta-feira (8/01). A maioria dos aprovados é natural do PR

Fonte: Imprensa UFPR

08/01/2016


A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou, na tarde desta sexta-feira (8/01), a relação dos estudantes aprovados no Vestibular 2015/2016, uma semana antes do prazo previsto em edital. Reunidos no campus Agrárias, onde fica a sede do Núcleo de Concursos (NC), muitos estudantes aguardavam pela lista, que foi homologada no local pelo reitor Zaki Akel Sobrinho.

O perfil dos novos calouros da UFPR. Dos 4.856 candidatos aprovados, 82% residem no Paraná e 77% nasceram no estado. Ainda de acordo com dados do Núcleo de Concursos, 41% dos aprovados afirmaram possuir renda total familiar de até três salários mínimos por mês.

Pelo sistema de cotas, implantado a partir de lei federal, forma aprovados 2.377 candidatos provenientes do ensino médio de escolas públicas. Até 2014, a Universidade veio implantando gradualmente a reserva de vagas determinada por lei, chegando ao Vestibular 2015/2016 com total de 50% das vagas destinadas ao sistema - que ainda prevê, dentro desses 50%, recortes proporcionais de acordo com renda familiar e raça/etnia.

"Este é o vestibular pelo qual tivemos a oportunidade de proporcionar a maior inclusão social e racial da história da UFPR. Ao vermos que os estudantes paranaenses não desperdiçaram o momento, conquistaram sua aprovação e preencheram 49% dos 50% destinados a eles, percebemos que a decisão pelo sistema mostrou-se acertada e de contribuição fundamental para maior democratização da universidade pública", afirmou o reitor Zaki Akel durante divulgação do resultado.

Contrariando a maior concorrência desta edição do processo seletivo, o candidato que garantiu a melhor colocação geral do Vestibular 2015/2016 não é do curso de Medicina, e sim de Engenharia Civil. Já o segundo lugar ficou com a Medicina (assim como a quinta colocação) e os terceiro e quarto melhores desempenhos foram de estudantes aprovados para Física e Engenharia Química, respectivamente.

Matrículas
Os novos calouros devem ficar atentos agora ao calendário de matrículas, que deverão ser realizadas entre os dias 18 e 22 de janeiro, diretamente no campus do curso para o qual o candidato foi aprovado. A consulta individual de data, horário, local e documentação necessária para esse registro acadêmico pode ser feita no site do Núcleo de Concursos.

Para os alunos da rede pública paranaense, um acordo fechado entre a Universidade e a Secretaria Estadual da Educação oferecerá a oportunidade de um procedimento extraordinário para entrega da documentação que comprova conclusão do ensino médio. Isso porque os estudantes seguem calendário diferenciado em decorrência de greve dos professores do estado em 2015.

No ato de matrícula (nos mesmos dia e horário que os demais aprovados em seu curso), esses alunos devem solicitar à UFPR o documento que levarão à Secretaria Estadual da Educação, a fim de que emitam uma comprovação de conclusão de curso. Esta certificação de que o aluno está devidamente aprovado no ensino médio deverá, então, ser entregue à Universidade até o dia 2 de março
SISU

Para quem não foi aprovado no vestibular próprio da UFPR, a partir desta segunda-feira (11/01) pode tentar uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). a UFPR vai disponibilizar outras 2.050 vagas para ingresso em 2016.





Versão para impressão     Enviar para um amigo