- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

UFPR realiza segundo vestibular especial para licenciatura em Letras/Libras. IES é uma das poucas a realizar a seleção

Fonte: Imprensa UFPR

26/11/2015



No próximo domingo (29/11), a UFPR realiza vestibular especial para seleção dos alunos que farão parte da segunda turma do curso de licenciatura em Letras/Libras (Língua Brasileira de Sinais). Estão inscritos 93 candidatos, que concorrerão a 30 vagas divididas entre pessoas surdas (comprovando a deficiência por atestado médico e exame audiométrico atualizado) e a ampla concorrência. Para candidatura foram exigidos domínio de Libras e comprovação do Ensino Médio concluído no ato de matrícula.

A UFPR é uma das primeiras, e poucas, instituições no Brasil a realizar esse tipo de seleção. A iniciativa está em acordo com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Programa Viver sem Limite, que objetiva ampliar a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mediante sua capacitação e qualificação profissional.

O processo seletivo possui uma única fase e é realizado totalmente em Libras. Durante cinco horas, os estudantes respondem a questões sobre conhecimentos gerais e específicos, português e língua estrangeira moderna, além de uma redação. Para os candidatos surdos, a prova de português é elaborada e avaliada como segunda língua.

O resultado final do vestibular especial será divulgado até o dia 15 de janeiro de 2016. O edital com todas as informações necessárias pode ser acessado, também em Libras, no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

As aulas do curso de licenciatura em Letras/Libras são ministradas em Curitiba, no turno da noite, com duração de quatro anos.





Versão para impressão     Enviar para um amigo