- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

UFPR realizou a Primeira Fase de seu Vestibular do 1º Semestre de 2016 neste domingo. Abstenção de 12,1%

Fonte: Portal UFPR

08/11/2015


A UFPR realizou na tarde deste domingo (8/11) a 1ª Fase se seu Vestibular para o 1º semestre de 2016. As provas da primeira fase foram realizadas em 35 locais nas cidades de Curitiba, Palotina, Matinhos, Toledo e Jandaia do Sul. Ao todo, 51.785 candidatos compareceram dentro do horário previsto em edital. O índice de abstenção foi de 12,1%, mantendo-se na média registrada pelo Núcleo de Concursos da Universidade. Estão em oferta 4.866 vagas em 118 cursos.

A cidade de Toledo (a cerca de 500 quilômetros da capital) está abrigando o primeiro vestibular da Universidade no município. A partir de 2016, a região terá a primeira turma de medicina da UFPR fora de Curitiba. O curso já é o segundo mais concorrido do processo seletivo, com 3542 inscritos para 60 vagas.

Além do curso de Medicina em Toledo, o Vestibular 2015/2016 também se difere dos anteriores com relação ao sistema de cotas. Seguindo as determinações do Governo Federal (pela Lei nº 12.711), metade das vagas ofertadas pela instituição será destinada exclusivamente a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública – com reservas proporcionais, dentro desses 50%, a vestibulandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

As políticas institucionais de respeito às diversidades sociais e culturais da comunidade acadêmica também trouxeram novidades ao vestibular deste ano. Pela primeira vez, a utilização do nome social (aquele pelo qual a pessoa se autoidentifica) passou a ser possível desde o ato de inscrição no processo seletivo.

Nas matrículas, a identidade de gênero já era reconhecida pela Universidade; com a Resolução nº 29/15, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR em julho deste ano, o nome social aparece nas carteiras, no caderno de prova e em toda a documentação relativa ao vestibular, incluindo o tratamento social no momento da prova. O Núcleo de Concursos ficou responsável por fazer a vinculação entre a identificação civil e o nome social em seus registros internos, com base em documentação complementar apresentada pelos vestibulandos.

O gabarito provisório desta primeira fase será divulgado ainda hoje, após as 21h.





Versão para impressão     Enviar para um amigo