- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Mestrado da Unila em Física Aplicada recebe aprovação da Capes

Fonte: Imprensa Unila

22/04/2015



A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) teve aprovação em mais um programa de pós-graduação stricto sensu, o mestrado em Física Aplicada. A aprovação foi feita pelo Comitê de Astronomia/Física da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esse será o primeiro programa de mestrado da área, na região do oeste do Paraná. O curso, que conta com nove professores de Física e um de Química da Universidade, inicia as atividades acadêmicas a partir do segundo semestre de 2015, com abertura de dez vagas.


“Essa aprovação contribui para que a Unila possa ter mais visibilidade na área de Física em âmbito nacional. Ademais, atende a uma demanda de Foz do Iguaçu e região, uma vez que, no raio de 400 km, não há um programa de pós-graduação em Física Aplicada, embora haja cursos de mestrado e doutorado nas áreas de ciências exatas e tecnologias. Esse programa na Universidade é, também, um estímulo para atrair novos professores da área, com perfil acadêmico qualificado", avalia o coordenador do programa de pós-graduação em Física Aplicada da Universidade, Marcelo Hönnicke.


Ele lembra que, recentemente, os docentes da área de Física da UNILA iniciaram o curso de bacharelado em Engenharia Física. "O mestrado, ainda, tem a possibilidade de atender futuramente a acadêmicos desse curso, possibilitando a eles dar continuidade aos estudos na área de ciências exatas e novas tecnologias. Esse programa de pós-graduação é uma oportunidade não só de qualificação, mas também de estímulo para a realização de novas pesquisas na área”, complementa o professor.

Processo seletivo


A seleção dos primeiros estudantes do programa está prevista para 2015, por meio do exame unificado de pós-graduações em Física. Essa modalidade traz como facilidade a possibilidade de realização da prova na instituição de origem do candidato – no Brasil ou exterior. Assim, não haverá a necessidade de deslocamento do candidato até Foz do Iguaçu. Além do exame de conhecimentos, a seleção será por meio de avaliação do histórico escolar de graduação, do curriculum vitae e de cartas de recomendação.


Os estudantes provenientes de cursos de Licenciatura, e outros que julguem necessários, irão passar por um curso de nivelamento de seis meses, como parte de um dos requisitos ao processo de admissão no programa.

Programa do Mestrado


O programa tem como diferencial a ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. O mestrado terá duas áreas de concentração: Física Teórica e Computacional e Física da Matéria Condensada. A primeira área inclui duas linhas de pesquisa: Sistemas Complexos; e Física, Matemática e Mecânica Celeste. A segunda área, compreende outras duas linhas: Termodinâmica e Físico-Química; e Materiais e Dispositivos.





Versão para impressão     Enviar para um amigo